Serigrafia: Impressões
A serigrafia é uma técnica de impressão que nos permite fazer impressões múltiplas de uma mesma imagem. Estas impressões podem ser feitas sobre diferentes suportes, como papel, têxteis, barro, etc.. Aqui vamos abordar a impressão serigráfica aplicada à cerâmica.
Segue a ficha técnica deste processo, que disponibilizei aos alunos a quem dei este curso. Depois de vários meses a investigar e a fazer experiências, cheguei às minhas conclusões e aos resultados que me pareceram satisfatórios. Isto para dizer que esta ficha técnica estará sempre sujeita a melhoramentos. Se acham que devem testar qualquer parte do processo de outra maneira, façam-no e experimentem fazer as coisas à vossa maneira.
Sobre a tinta e os processos de impressão
- A malha deve estar seca quando a formos utilizar.
- Teremos de usar uma tinta com partículas muito finas. As tintas de alto fogo só funcionam em malhas mais abertas (80M por exemplo). Na malha de 120M ou mais fechada devemos usar underglazes.
- A tinta a usar deve estar espessa, tipo creme. Deixar ao ar a secar ou juntar um bocadinho de pó médio AC-310 da Mayco. Se estiver demasiado líquida vai esborratar.
- No Verão a tinta vai secar mais rapidamente do que no Inverno. Isto faz com que a malha fique entupida com tinta seca passadas 2 ou 3 impressões. Para evitar que a tinta seque demasiado rápido, podemos juntar à tinta um médio para serigrafia (base transparente da Speedball, por exemplo); mais ou menos 1 parte de médio para 4 partes de tinta. Este médio vai tornar a tinta mais líquida. Poderemos ter de voltar a ajustar.
- As impressões podem ser feitas diretamente sobre o barro, sobre papel tipo newspaper ou de seda (obtendo decalques) ou sobre uma placa de gel.
- Podemos brincar com cores e usar várias cores diferentes na mesma impressão.
Impressão direta sobre o barro:
- Superfície plana, ou não.
- Barro em estado de couro (grau de humidade varia de barro para barro)
Impressão sobre papel:
- Desta forma fazemos decalques que podem ser guardados e usados posteriormente.
- A estampagem dos decalques é feita sobre barro em estado de couro.
- Se usámos papel tipo newspaper, devemos humedecer o decalque com uns borrifos de água (nas costas do papel e não diretamente sobre a tinta) antes de o aplicar, mas temos de esperar até que o papel perca o brilho, caso contrário o excesso de água vai fazer o desenho esborratar. De seguida aplicamos o decalque e passamos com um rim sobre o papel para transferir bem a tinta para o barro. Se o barro estiver duro demais, a tinta não se transfere tão facilmente e temos de insistir (podemos levantar um canto do decalque e confirmar se a tinta saíu toda, se não saíu voltamos a pousar o decalque e continuamos a passar o rim). Humedecer o papel com uma esponja húmida pode ajudar. Mas a água a mais, quer seja no papel ou a que adicionamos com a esponja, vai esborratar a imagem (principalmente se o barro estiver mais mole, essa água também conta).
- Se os decalques foram impressos sobre papel de seda, a transferência da imagem é muito mais fácil, já que a tinta se descola do papel mais facilmente, tal como acontece nos decalques industriais.
- A grande vantagem dos decalques é que para além de podermos fazer vários e usar mais tarde, podemos recortar o papel à medida daquilo que queremos e controlar melhor eventuais composições que queiramos fazer.
Impressão sobre placa de gel (gelliplate):
- Existem placas de gel de diferentes tamanhos e formatos.
- Depois de imprimir sobre a placa de gel, e antes que a tinta seque, rola-se a peça sobre a placa e a imagem é transferida para a peça.
- Também se pode pegar na placa de gel e estampá-la diretamente sobre o barro. Isto dá jeito se a peça for grande ou se não for prático rolar a peça. É mais fácil fazer isto com as placas mais pequenas do que com as grandes.
- A grande vantagem em usar a placa de gel é que podemos fazer impressões sobre barro em estado de couro, seco, chacotado ou com vidrado cru já aplicado.
- Atenção: se imprimirmos sobre uma camada de vidrado cru demasiado grossa, a imagem pode "derreter" ou sumir.
- Ainda no caso de imprimirmos sobre o vidrado cru, alguns tipos de vidrado (mates, pelo que eu observei) fazem com que o underglaze preto fique castanho.
Sugestões de pesquisa: pottery screen printing; screen printing underglaze transfers; gelli plate pottery
Sugiro ainda que espreitem os vídeos deliciosos da Shawna Pincus @pinkkisspottery, aprendi muito a ver o trabalho dela. Thanks Shawna!