Serigrafia: Gravar a malha
A serigrafia é uma técnica de impressão que nos permite fazer impressões múltiplas de uma mesma imagem. Estas impressões podem ser feitas sobre diferentes suportes, como papel, têxteis, barro, etc.. Aqui vamos abordar a impressão serigráfica aplicada à cerâmica.
Segue a ficha técnica deste processo, que disponibilizei aos alunos a quem dei este curso. Depois de vários meses a investigar e a fazer experiências, cheguei às minhas conclusões e aos resultados que me pareceram satisfatórios. Isto para dizer que esta ficha técnica estará sempre sujeita a melhoramentos. Se acham que devem testar qualquer parte do processo de outra maneira, façam-no e experimentem fazer as coisas à vossa maneira.
Breve resumo do processo
Começamos por editar a imagem que vamos querer imprimir de acordo com o resultado final que pretendemos. Essa imagem é impressa numa folha de acetato; a esta folha chamamos de fotolito.
Para gravar a nossa imagem numa tela ou malha para serigrafia, devemos primeiro aplicar uma emulsão fotossensível na malha. Depois dessa emulsão secar, vamos colocar o nosso fotolito sobre a malha e expô-la à luz UV. A emulsão vai reagir aos raios UV e vai “solidificar” e tornar-se definitiva por ação da luz. Acontece que onde a luz não atingiu a emulsão, ou seja onde a tinta preta no fotolito impediu a luz de passar, a emulsão não reagiu e vai sair quando lavarmos a malha com água. Desta forma obtemos a gravação da nossa imagem na tela de serigrafia.
A partir daqui podemos usar esta tela quantas vezes quisermos e podemos imprimir a nossa imagem diretamente sobre o barro, com uma tinta apropriada à cerâmica, ou através de outros suportes intermediários como papel para decalque ou uma placa de gel.
Sobre as malhas
- Existem malhas muito variadas, com "buraquinhos" maiores ou mais pequenos. Quanto mais pequenos os buracos (ou seja quanto mais alto o número) maior a definição da nossa imagem; por outro lado, quanto maiores forem os buraquinhos, mais facilidade em passar a tinta sem "entupir" a malha.
- Habituei-me a trabalhar com dois tipos de malha:
120M (US) / 48T (threads per cm, UK) + aberta
160M / 64T + fechada (tamanho limite, mais difícil passar a tinta)
- Encontram-se à venda malhas já gravadas
- Escolher a abertura da malha consoante o resultado que se quer (160M para halftones, tudo o resto 120M)
- Passar as malhas a ferro para não terem vincos (quando vêm dobradas; os vincos vão criar defeitos na impressão)
- Bastidores (para ponto cruz) são bons para prender e esticar as malhas, para se conseguir aplicar a emulsão
Sobre a emulsão
- Preparar um dia antes; guardar no frio e no escuro
- Existem dois tipos de emulsão: emulsão com sensibilizador diazo (prazo de validade de cerca de 2 meses, exposição mais rápida) e emulsão "one step" (prazo de validade até um ano)
- Aplicar a emulsão num local sem luz UV; usar lâmpada vermelha
- Antes de aplicar a emulsão, simular o local onde vamos colocar os bastidores, ao alto, num sítio escuro, para a emulsão secar
- Emulsão deve ser aplicada com uma camada o mais fina possível
- Secagem demora umas horas, ou meia hora com um ventilador de ar quente ligado
- Não esquecer de colocar as malhas a secar ao alto, para não se formarem pingos
- Quando estiver seco retiramos do bastidor, sempre sem apanhar luz UV, e está pronta para ser gravada.
Editar a imagem
- Escolher a ou as imagens a editar, pensar no tamanho do bastidor e espaço que a imagem vai ocupar
- A imagem pode ser editada de forma a ter um aspeto mais tipo cartoon, tipo fotografia, etc.. Podemos usar também desenhos feitos à mão, textos, montagens, etc..
Passo a passo para editar uma imagem:
A. Abrir a imagem no Photoshop
B. Crop (se necessário)
C. Image -> Mode -> Grayscale
D. Image -> Adjustments -> Brightness/Contrast (repetir, se necessário)
E. Image -> Adjustments -> Levels (puxar pretos e brancos para o centro)
- texto, desenhos, imagens simples, poderão estar bem assim; passar ao ponto G.
F. (OPCIONAL) Para explorar outros resultados:
Filter -> Filter Gallery -> Sketch (Torn edges / Stamp / Photocopy / outros)
G. Image ->ImageSize -> 300 dpis
Definir altura e largura certos
H. (OPCIONAL) Para criar imagens em halftones
Image -> Mode -> Bitmap:
300 dpis / Halftone screen
Frequency: 40 Lpi (lines/ inch) (isto aplica-se a malha 160M)
Angle: 45 degrees
Shape: Round/Diamond/outro
I. Save as .PNG; Para depois inserir (File -> Place) numa folha nova A4, que quando estiver cheia guardamos também como .png para imprimir no acetato
Sobre os halftones
- Meshcount 160 = 40 Lpi / Isto porque a malha deve ser 4x superior às Lpi (160M:4=40Lpi)
- É interessante explorar e brincar com outros efeitos, por exemplo: Resolução 50 dpis; Frequency 5 Lpis; Shape: Line
- Efeito “Moiré”: Fenómeno aleatório de sobreposição
Fotolito
- Acetato onde imprimimos a imagem, já editada, que vamos querer gravar
- Devemos comprar acetatos próprios para impressão em inkjet ou laser, consoante o caso (ou imprimir numa gráfica)
- Depois de editar a imagem, imprimir no acetato com qualidade máxima de impressão
Gravar a imagem na malha
- Luz UV vai fixar a emulsão. Onde a luz passa, emulsão solidifica; onde não passa, vai sair.
A. LUZ SOLAR: Só funciona no verão. Exposição durante 25 segundos, mais ou menos ao meio dia, com nível UV alto (9 de preferência).
B. LÂMPADA: nesta oficina vamos usar uma Led floodlight UV de 100W. O tempo de exposição é de 20 segundos, com a lâmpada a cerca de um palmo de altura da malha. A lâmpada dá-nos resultados com maior definição do que a exposição à luz solar. Cada lâmpada terá um tempo de exposição mais indicado diferente, assim como o tipo de emulsão, distância entre a lâmpada e a malha e espessura da emulsão.
- O fotolito e a malha devem estar presos entre dois vidros (ou pelo menos um vidro em cima) com molas. De baixo para cima, nesta oficina vamos usar: Feltro preto, vidro, cartolina preta, malha com a emulsão seca, fotolito, vidro.
- Ligamos a lâmpada ao mesmo tempo que marcamos os 20 segundos (neste caso) e desligamos passado esse tempo.
- Levamos a malha até uma torneira e aplicamos água com pressão (dependendo da emulsão pode ser preciso mais ou menos pressão; se a pressão for demasiada pode-se estragar a imagem). A emulsão que não fixou estará mais clara do que a queimou e deverá sair toda com a água.
- Cuidado para não arranhar a malha, vai estragar.
- Pendurar a malha a secar sem que esta toque em nada. A emulsão será sempre um pouco peganhenta quando estiver molhada, se se colar a alguma coisa e secar assim a malha vai ficar estragada.
Alguns defeitos a ter em atenção:
- Efeito Moiré
- Emulsão estragada / fora de validade
- Vincos na malha
- Malha esfarelada (demasiada pressão ou fricção na lavagem da emulsão)
- Malha ficou colada (atenção à secagem sem tocar em nada)
Sugestões de pesquisa: screen printing; pottery screen printing