Decalques de underglaze
Existem dois tipos de decalques: decalques de underglaze, aplicados sobre a superfície em estado de couro; e decalques de 3º fogo, aplicados sobre o vidrado já cozido através de papel waterslide. Nesta página vamos falar sobre os decalques de underglaze.
Os decalques de underglaze são impressos a partir do processo de serigrafia e são posteriormente estampados na superfície do barro, como já foi dito, em estado de couro. Podemos recortá-los e usá-los para fazer composições ou preencher as áreas escolhidas.
Estes decalques podem ser comprados ou podemos fazer os nossos próprios decalques através da técnica da serigrafia. O processo é simples: pousamos a nossa malha (ou quadro) de serigrafia sobre o papel e com uma colher colocamos um pouco de tinta num dos lados da imagem. De seguida seguramos a malha sobre o papel com uma mão (para que a malha não saia do lugar) e com a outra mão espalhamos a tinta com o uso de um raspador.
Sobre a tinta
- Teremos de usar uma tinta com partículas muito finas, como underglazes. As tintas de alto fogo só funcionam em malhas mais abertas (80M por exemplo). Para a grande maioria das malhas (mesmo as que se compram já gravadas) é necessário usar underglazes.
- A tinta a usar deve estar espessa, tipo creme. Deixar ao ar a secar ou juntar um bocadinho de pó médio AC-310 da Mayco. Se estiver demasiado líquida vai esborratar.
- No Verão a tinta vai secar mais rapidamente do que no Inverno. Isto faz com que a malha fique entupida com tinta seca passadas 2 ou 3 impressões. Para evitar que a tinta seque demasiado rápido, podemos juntar à tinta um médio para serigrafia (base transparente da Speedball, por exemplo); mais ou menos 1 parte de médio para 4 partes de tinta. Este médio vai tornar a tinta mais líquida. Poderemos ter de voltar a ajustar.
Tipos de papel
- Papel tipo newspaper: para a aplicação devemos humedecer o decalque com uns borrifos de água antes de o aplicar (nas costas do papel e não diretamente sobre a tinta), mas temos de esperar até que o papel perca o brilho, caso contrário o excesso de água vai fazer o desenho esborratar. De seguida aplicamos o decalque e passamos com um rim sobre o papel para transferir bem a tinta para o barro. Se o barro estiver duro demais, a tinta não se transfere tão facilmente e temos de insistir (podemos levantar um canto do decalque e confirmar se a tinta saiu toda, se não saiu voltamos a pousar o decalque e continuamos a passar o rim). Humedecer o papel com uma esponja húmida pode ajudar. Mas a água a mais, quer seja no papel ou a que adicionamos com a esponja, vai esborratar a imagem (principalmente se o barro estiver mais mole, essa água também conta).
- Papel de seda: a transferência da imagem é muito mais fácil, já que a tinta se descola do papel mais facilmente. Os decalques feitos industrialmente são impressos sobre este tipo de papel.
Reciclar a tinta
Tenho como hábito desperdiçar o mínimo possível de material, especialmente underglazes. Quando acabo as impressões limpo as malhas, a colher e o raspador com uma esponja húmida, que vou espremendo num pequeno recipiente com água, deixando lá a tinta. Deixo esse recipiente ao ar e no dia seguinte a tinta está pousada no fundo; escorro a água para fora e passo a tinta do fundo para um copo. Mesmo que ainda tenha água em excesso, passado uns dias vai evaporar.
Desta forma não desperdiço tinta, e às vezes fico surpreendida com a quantidade de material que teria ido para o cano se não o tivesse aproveitado. Fica a sugestão.
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