Materiais e ferramentas para Cerâmica
Loja especializada criada em 2024

Decalques de 3º fogo

Chamam-se de 3º fogo porque são aplicados sobre o vidro já cozido e a peça segue para uma 3ª cozedura, que irá fundir o decalque com o vidro.

Acabo sempre por lhes chamar decalques waterslide, pois são impressos num tipo de papel composto por dois layers que se separam e deslizam entre si quando recebem água.

Vamos por partes então. Neste processo (também conhecido como cromolitografia ou decalcomania) os motivos são aplicados sobre uma camada de vidro já cozido, como se se tratassem de autocolantes. Para que se transfira para a peça, o decalque deve ser colocado dentro de um recipiente com água para humedecer. Passados uns segundos o papel de suporte começa a soltar a película que tem a tinta; deslizamos esta película para a superfície vidrada e pressionamos o decalque com uma esponja para que fique bem aderido à peça, eliminando o excesso de humidade e possíveis bolhas de ar.
Sendo que a peça já foi chacotada e vidrada antes de receber o decalque, este funde-se com o vidrado na 3ª cozedura, apenas de 700ºC / 800ºC no caso de alguns decalques, de forma a não danificar as tintas mais delicadas; ou de 1000ºC no caso de outros decalques.

Podemos encontrar algumas lojas online que têm longos catálogos com os mais variados motivos de decalques de 3º fogo. Algumas lojas até imprimem as imagens que lhes enviarmos. Estas impressões são feitas digitalmente, tornando mais viável a aquisição de poucas folhas, se compararmos com a impressão serigráfica, que só compensa no caso da impressão de grandes quantidades. Deixo o link desta loja online www.calcodecal.com tem muita coisa e alguns padrões fora do tradicional, situa-se em Espanha. Já agora, se alguém conhecer quem venda decalques destes em Portugal (impressão digital) e me puder informar ficaria muito grata.

Perante a dificuldade em conseguir decalques waterslide personalizados, acabei por descobrir uma coisa fantástica: podemos imprimir os nossos próprios decalques waterslide numa simples impressora de laser. Isso mesmo. Algumas impressoras laser monocromáticas têm uma boa parte de ferrite na composição do toner (alguns modelos de Canon ou HP deskjet; ver as especificidades dos toners, convém ter pelo menos 35% de ferrite). A partir desta impressão, a tinta é transferida para a cerâmica. Sendo assim, o óxido de ferro presente na tinta sobrevive à cozedura e transforma-se em tons acastanhados.

Podemos imprimir com uma destas impressoras em folhas de decalque waterslide para aplicar sobre o vidrado já cozido. Também podemos imprimir em papel vegetal de cozinha (que repele facilmente a tinta o que neste caso o torna um ótimo papel de decalque) para estampagem sobre estado de couro. Como sempre, há que fazer testes para afinar o processo. Temperaturas de queima, tipos de vidrados, etc.; tudo isto vai influenciar o resultado. 

Sugestões de pesquisa: overglaze decals; laser print iron decal