Carimbos e relevos
Podemos criar texturas e relevos sobre o barro mole de várias maneiras. Desde a utilização de objetos do quotidiano, elementos orgânicos encontrados no campo, carimbos ou ferramentas, qualquer objecto ao ser pressionado sobre o barro vai deixar a sua marca, e as possibilidades são ilimitadas.
Estas marcas e impressões vão criar relevos e a sombra destes relevos torna-os mais evidentes. Os relevos podem ser valorizados através das lavagens, já que estas vão evidenciar ainda mais os baixos e altos relevos, trazendo novas possibilidades de cores e personalidades às marcas feitas sobre o barro.
Lavagens são feitas através da aplicação de cor (tintas de alto fogo, óxidos, underglazes ou vidrados de cor) sobre a peça já chacotada. Esta tinta, underglaze, etc., é aplicada sob a forma líquida e vai-se depositar nos baixos relevos, mais do que nas zonas salientes, aumentanto o contraste do desenho/padrão criado com texturas ou carimbos. Dependendo da consistência da nossa tinta, podemos de seguida passar uma esponja húmida na superfície, retirando a cor dos altos relevos e deixando os baixos relevos mais carregados com tinta. Se fizermos isto sobre o barro cru, podemos arrastar o barro e perder detalhes ou definição, daí o ideal ser aplicar as lavagens sobre as peças já chacotadas.
Existem vários tipos de carimbos que podemos fazer, inclusive de barro (chacotar antes de usar), quer sejam pequenas cunhas, rolos ou placas.
Podemos também usar placas de borracha, desenhar e escavar o motivo pretendido. Há uns anos encontrei placas de borracha tipo sandwich, em que uma placa de borracha é revestida por uma camada de borracha mais fina. Ao marcar com um x-ato linhas na borracha superficial podemos de seguida descolá-la criando carimbos facilmente e com alguma precisão. Fiquei fã e por isso disponibilizo estas borrachas neste site, para quem quiser experimentar.
Mais recentemente descobri que podemos gravar através da exposição à luz UV, assim como na serigrafia, placas de fotopolímero. Neste caso, ao colocar um fotolito com uma imagem/padrão/etc sobre o fotopolímero e ao expô-lo à luz UV, a resina do fotopolímero vai curar e ficar fixa onde a luz atinge a placa; por outro lado, onde o preto da impressão do fotolito não permitir a passagem de luz, a resina não vai reagir nem fixar. De seguida lavamos a placa; a resina que não foi exposta vai sair com a água deixando o relevo da imagem que estava no fotolito. Para ilustrar este processo nada melhor do que ver os vídeos no @GRAPHICCLAYSTUDIO, da autoria do Jonah Harjer. Foi a ver os vídeos dele que conheci e aprendi este processo; considero o trabalho dele super inspirador e divertido. Thanks for sharing, Jonah!
Seja qual for o teu método para a criação de relevos, faz aquilo que mais te diverte e surpreende-te!
Sugestões de pesquisa: pottery textures; pottery stamps; pottery wash; photopolymer stamp making; carving rubber stamps